Governo venezuelano é "profundamente autoritário", diz ministro uruguaio

Montevidéu, 4 Abr 2017 (AFP) - O governo venezuelano é "profundamente autoritário" e o presidente Nicolás Maduro um "mal agradecido", expressou nesta terça-feira o ministro da Economia do Uruguai, Danilo Astori.

"Os fatos estão demostrando o autoritarismo com que o presidente e o Poder Executivo da Venezuela manejam a condução do país e se referem aos demais poderes: um foi praticamente dissolvido como poder, que é o Poder Legislativo, e o outro é manejado a seu capricho", expressou Astori em uma entrevista ao canal 4 local, citada pelo jornal El Observador.

Braço direito do presidente Tabaré Vázquez e vice-presidente durante o governo de José Mujica (2010-2015), Astori, que é aliado do chavismo, disse ainda que Maduro é um "mal agradecido".

O presidente da Venezuela "é um mal agradecido", afirmou Astori, lembrando a defensa de Caracas feita pelo Uruguai para que o país permanecesse no Mercosul diante da rejeição de Argentina, Brasil e Paraguai à passagem da presidência pro tempore do bloco no ano passado. "Se a Venezuela ainda está no Mercosul é pelo o Uruguai", ressaltou.

O presidente Vázquez pediu em um duro comunicado dirigido na segunda-feira a Maduro que sejam apresentadas provas da acusação feita no domingo contra seu chanceler, Rodolfo Nin Novoa, de "coordenar" com os Estados Unidos "agressões contra a Venezuela". Vázquez pediu ainda que a Venezuela "se retrate publicamente".

Maduro disse que há uma semana tenta dialogar com Vázquez e denunciou a "atitude" da chancelaria uruguaia, liderada por Nin Novoa, que, segundo o presidente venezuelano, "agride a Venezuela, coordena com o Departamento de Estado (americano) agressões contra a Venezuela".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos