Grã-Bretanha, França e EUA apresentam projeto na ONU por ataque químico na Síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 5 Abr 2017 (AFP) - Grã-Bretanha, França e Estados Unidos apresentaram nesta terça-feira um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU condenando o suposto ataque químico na Síria e exigindo uma completa investigação, o mais cedo possível.

O texto, obtido pela AFP, pede à Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAC) que informe rapidamente os resultados de suas investigações sobre o ataque desta terça-feira contra o povoado de Khan Cheikhun, controlado pelos rebeldes sírios, que matou ao menos 58 civis.

O projeto foi enviado aos 15 membros do Conselho na véspera de uma reunião de emergência solicitada por França e Reino Unido sobre o ataque.

Os três países querem votar o projeto de resolução na reunião do Conselho desta quarta-feira, mas não está claro se a Rússia apoia a medida, segundo diplomatas.

O texto "condena, nos termos mais firmes, o uso de armas químicas" na Síria e manifesta "indignação" pelo uso de gases tóxicos nesta guerra, que devasta a Síria há seis anos.

O projeto também pede à Síria que entregue planos de voo, diários de voo e outras informações sobre suas operações militares no dia do ataque.

O documento solicita ainda a Damasco que entregue aos investigadores da ONU os nomes de todos os comandantes de esquadrões de helicópteros, e que permita sua reunião com militares de alta patente no prazo de cinco dias.

A Síria também deverá permitir que equipes da ONU e da OPAQ visitem as bases áreas a partir das quais podem ter partido as aeronaves que lançaram o ataque químico.

O projeto prevê a adoção das medidas estabelecidas no capítulo VII da Carta das Nações Unidas, que inclui sanções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos