TOPSHOTS Coreia do Norte ameaça responder a sanções

Seul, 4 Abr 2017 (AFP) - A Coreia do Norte advertiu que responderá se a comunidade internacional decidir impor novas sanções por seu programa balístico e nuclear.

A advertência, anunciada na segunda-feira, acontece depois que o presidente americano Donald Trump afirmou ao jornal Financial Times estar disposto a "solucionar" sozinho o problema norte-coreano, sem a ajuda da China.

Militares dos Estados Unidos participam de exercícios navais desde segunda-feira com representantes do Japão e da Coreia do Sul, manobras militares que pretendem contra-atacar uma eventual ameaça com mísseis estratégicos a partir de submarinos norte-coreanos.

"Estas ações irresponsáveis levam a península à beira da guerra, declarou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, citado pela agência oficial KCNA.

A hipótese de que Washington poderia privar Pyongyang de sua "dissuasão nuclear" é um "sonho", completou.

"Agora que os Estados Unidos (...) incitam o confronto para asfixiar a RPDC, a RPDC não tem outra opção que adotar as contra-medidas necessárias", completou, ao citar a sigla da República Popular e Democrática da Coreoa (RPDC).

"O mundo será em breve testemunha das medidas que a RPDC adotará para contra-atacar a chantagem horrível das sanções", disse.

Donald Trump receberá na quinta-feira na Flórida o presidente chinês Xi Jinping. A Coreia do Norte será um dos principais temas do encontro.

Pyongyang tenta desenvolver mísseis balísticos intercontinentais com a capacidade de transportar ogivas nucleares até o continente americano.

A tensão aumentou na península com o suposto avanço dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte. Alguns analistas temem a iminência de um sexto teste nuclear do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos