Conferência sobre a Síria termina com US$ 6 bilhões prometidos para 2017

Bruxelas, 5 Abr 2017 (AFP) - Os participantes na conferência internacional sobre o futuro da Síria se comprometeram em repassar 6 bilhões de dólares de ajuda para 2017, anunciou nesta quarta-feira o comissário europeu de Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, ao término do encontro realizado em Bruxelas.

"As delegações presentes aqui hoje fizeram uma promessa coletiva de doar 6 bilhões de dólares apenas para este ano", indicou Stylianides.

Ele destacou o "dever moral" da comunidade internacional de agir para ajudar a Síria.

Para o dirigente europeu, que não especificou se esse montante é novo ou faz parte dos fundos prometidos pela comunidade internacional anteriormente, esta conferência envia uma mensagem poderosa, de que o povo sírio não foi esquecido.

O encontro, realizado durante dois dias em Bruxelas, também tinha como objetivo fazer o acompanhamento da ajuda arrecada em uma conferência similar realizada no ano passado, em Londres, quando foi prometido um total de 12 bilhões de dólares em duas parcelas de ajuda humanitária.

Além das promessas de ajuda humanitária para o povo e os refugiados sírios, a conferência co-organizada pela União Europeia (UE) e as Nações Unidas buscava também preparar a contribuição da comunidade internacional à reconstrução da Síria depois um eventual acordo de paz .

A OU calcula que precisa em 2017de cerca de 8 bilhões de dólares para financiar seus programas de ajuda humanitária, deles 4,7 bilhões para os refugiados sírios e os países da região que os acolhem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos