Eurodeputado britânico Farage chama UE de 'máfia'

Estrasburgo, França, 5 Abr 2017 (AFP) - O eurodeputado britânico e antieuropeísta Nigel Farage indignou nesta quarta-feira a Eurocâmara, ao classificar a UE de "gangster" e "máfia" por suas exigências para as negociações do Brexit.

"Estão agindo como a máfia. Acham que somos reféns, mas não somos. Somos livres para ir embora", disse Farage ante os eurodeputados que debatiam em Estrasburgo (noroeste da França) as linhas vermelhas da Eurocâmara para o processo de divórcio.

Aos gritos de indignação na Câmara, o presidente do Parlamento, o italiano Antonio Tajani, interrompeu o discurso de Farage, ressaltando que é "inaceitável" comparar a Eurocâmara com a máfia.

"Senhor presidente, entendo as sensibilidades nacionais. Mudarei para gangster, que é como estamos sendo tratados. Estão nos dando uma nota de resgate", respondeu Farage, uma das cabeças visíveis do grupo pró-Brexit no referendo realizado em junho.

Em seu discurso, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, lembrou ao político britânico que "não é a UE que abandona o Reino Unido, é o Reino Unido que abandona a UE".

O eurodeputado britânico também criticou a UE por querer negociar os termos do divórcio antes de abordar um acordo comercial em ambos os lados do canal da Mancha após o Brexit, assim como por sua postura sobre o enclave britânico de Gibraltar e a enorme fatura que Londres deverá pagar ao sair.

"Gibraltar é claramente um rompedor de acordo", afirmou Farage, referindo-se a um dos pontos de negociação da UE que estabelece que a aplicação a Gibraltar de qualquer acordo sobre as futuras relações com o Reino Unido deverá ter o acordo prévio entre Londres e Madri.

Desde então, o tom foi subindo sobre o futuro do pequeno enclave com 32.000 habitantes, cedido pela Espanha ao Reino Unido em 1713, mas reivindicado pelo reino espanhol há décadas.

lc-tjc/me/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos