Pepsi retira nos EUA polêmico comercial sobre tensões raciais

Nova York, 5 Abr 2017 (AFP) - A PepsiCo anunciou nesta quarta-feira a retirada de um polêmico comercial com a modelo americana Kendall Jenner, depois de ter sido acusado de explorar com fins comerciais o movimento de protesto Black Lives Matter, que denuncia a violência policial contra os negros nos Estados Unidos.

"A Pepsi tentou projetar uma mensagem global de unidade, de paz e de entendimento. Claramente nos desviamos de nosso objetivo e pedimos desculpas", indicou a empresa de refrigerantes e alimentos.

"Nossa intenção não era tornar superficial um problema importante. Retiraremos esse conteúdo", completou o grupo, depois que a divulgação da propaganda de pouco mais de dois minutos gerou uma avalanche de críticas nas redes sociais.

Com a música de fundo "Lions" de Skip Marley, neto do cantor Bob Marley, o spot publicitário mostra Kendall Jenner, meia irmã da estrela Kim Kardashian em uma sessão de fotos na rua.

Nesse momento, um protesto passa à sua frente e ela demonstra curiosidade. Um manifestante a convida para juntar-se: a modelo tira sua peruca loira e sua roupa cara e se soma à manifestação.

Depois disso, se aproxima de um policial e lhe oferece uma lata de Pepsi. O agente aceita a lata e quando bebe a multidão vibra.

Este final é justamente o que irritou muitos usuários de internet, que perceberam que a cena tenta imitar a imagem viral em que Leisha Evans aparece. Evans é uma ativista que enfrentou os policiais anti-distúrbios nos protestos em julho passado em Baton Rouge (Luisiana, sul) pela morte de um negro pela polícia.

"Se meu pai tivesse consciência do poder da Pepsi", tuitou Bernice King, filha de Martin Luther King, junto a uma foto do líder dos direitos civis empurrado por um policial.

"Custo a acreditar que Kendall Jenner tenha resolvido o problema do racismo e da opressão institucionalizada dando uma Pepsi a um policial", ironizou outro usuário da rede social.

lo/jld/are/ll/cc/lr

PEPSICO

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos