Armas do ETA foram entregues a intermediários na França

Baiona, França, 7 Abr 2017 (AFP) - O ETA já entregou as armas a representantes da sociedade civil na França, indicou nesta sexta-feira um militante francês da associação basca Bizi, depois que a organização separatista anunciou seu "desarmamento total" no sábado.

"O ETA entregou as armas à sociedade civil. Estão em território francês", indicou à AFP o militante ecologista basco "Txetx" Etcheverry, confirmando uma declaração que o ETA enviou na quinta-feira à BBC.

"Desde o ano passado, temos a responsabilidade política e técnica do desarmamento do ETA. Fizemos isso", afirmou Etcheverry, que se apresenta como um "artífice para a paz".

No entanto, este militante não comunicou detalhes sobre as "modalidades", que indicou que são "confidenciais", nem sobre o que acontecerá depois com o arsenal composto por armas e explosivos.

"A partir de amanhã (sábado), especialistas farão uma série de verificações", indicou este militante, em referência aos membros da Comissão Internacional de Verificação, uma estrutura não reconhecida por Madri nem Paris que supervisiona a aplicação do cessar-fogo declarado pelo ETA em 2011.

Uma fonte próxima às forças de segurança indicou que a polícia francesa junto a especialistas em desminagem estão mobilizados no País Basco francês "prontos para intervir".

col-meb/mck/zm/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos