Conselho de Segurança inicia reunião sobre ataque dos EUA na Síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 7 Abr 2017 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU iniciou nesta sexta-feira uma reunião de emergência para discutir o ataque de mísseis dos Estados Unidos contra a Síria em retaliação por um suposto ataque com armas químicas.

A reunião foi solicitada pela Bolívia, que considerou uma violação das leis internacionais o lançamento pelos Estados Unidos de sessenta mísseis contra uma base aérea na Síria.

A Rússia, membro permanente do Conselho, também pediu a reunião após apresentar uma denúncia contra a ação militar, classificando-a de "agressão contra um Estado soberano".

O presidente americano, Donald Trump, ordenou na quinta-feira o bombardeio em resposta a um suposto ataque químico pelo qual responsabilizou o regime de Bashar al-Assad, que deixou 86 mortos - incluindo cerca de 20 crianças.

O ataque dos Estados Unidos - sua primeira ação direta contra a Síria - constitui uma dramática escalada no envolvimento de Washington na guerra civil síria, que já dura seis anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos