Fases do desarmamento do ETA supervisionado pela Comissão de Verificação

Baiona, França, 8 Abr 2017 (AFP) - A Comissão Internacional de Verificação (CIV), órgão independente não-reconhecido pelos governos espanhol e francês, supervisiona o processo de desarmamento do ETA desde 2011, até a entrega neste sábado de uma lista de armas do grupo separatista basco.

Essas são as principais datas:

- Este sábado -- Um representante da sociedade civil basca, Jean-Noël Etcheverry, entregou à Comissão "informação relacionada à lcoalização de armas, munições e explosivos do ETA". "A Comissão acredita que essa etapa constitui o desarmamento do ETA".

- A entrega ocorreu na prefeitura de Bayonne na presença do prefeito, Jean-René Etchegaray, e de testemunhas, como o arcebispo de Bolonha, Matteo Zuppi, e do reverendo Harold Good, ex-presidente da Igreja Metodista da Irlanda.

- A Comissão entregou posteriormente esta informação às autoridades francesas, "que confirmarão e recolherão o arsenal do ETA". A Comissão "não estará envolvida nessa fase".

- De 2011 a 2017 -- Setembro de 2011: a CIV é criada para "verificar a declaração sobre o final definitivo do uso da violência" do ETA. A partir de então, a Comissão "trabalhou estreitamente com atores políticos e sociais bascos, incluindo o governo basco, partidos políticos, sindicatos, e a Igreja católica basca".

Um mês mais tarde, o ETA anunciou o "fim definitivo das atividades armadas".

- Janeiro de 2014: a comissão verifica que o ETA retirou de uso operacional uma quantidade específica de armas, munições e explosivos.

- 27 de março e 7 de abril de 2017: A CIV recebe a autorização dos parlamentos navarro e basco, que a "convocam a seguir desenvolvendo seus bons serviços para culminar no desarmamento unilateral, completo, definitivo e comprovado do ETA".

A Comissão não conta, no entanto, com o reconhecimento dos governos da Espanha ou da França.

No total, 829 pessoas morreram em atos violentos atribuídos a essa organização em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco e Navarra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos