ONU termina registro de armas das Farc na Colômbia

Bogotá, 11 Abr 2017 (AFP) - A ONU informou, nesta segunda-feira (10), que já estão "praticamente" concluídos o registro e a identificação do armamento da guerrilha das Farc, a qual já iniciou o processo de desarmamento e passagem para a legalidade, após a assinatura do histórico acordo de paz.

"Podemos dizer que praticamente terminamos o registro e a identificação de todo o armamento que as Farc têm em seus acampamentos", disse em entrevista coletiva Javier Pérez Aquino, chefe dos observadores internacionais da missão das Nações Unidas na Colômbia, encarregada de supervisionar a desarmamento dos rebeldes.

Pérez Aquino não mencionou o número total das armas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas, em 29 de março, o chefe da missão da ONU no país, Jean Arnault, havia dito que o número era superior a sete mil. Até então, segundo ele, a guerrilha havia entregue mil.

O acordo de paz firmado em novembro passado entre o governo e as Farc prevê um processo - iniciado em meados de março - de registro, identificação, marcação, entrega e destruição de armas.

O armamento dos quase 7.000 combatentes reunidos nas zonas de concentração é armazenado em contêineres da ONU e, depois, será fundido para a construção de três monumentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos