Forte explosão perto de quartel na cidade turca de Diyarbakir

Diyarbakir, Turquia, 11 Abr 2017 (AFP) - Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira perto de um quartel-general da polícia turca na cidade de Diyarbakir, leste do país, de maioria curda, e deixou pelo menos quatro feridos.

O barulho da explosão, de origem indeterminada, foi ouvido em toda a cidade. A ação aconteceu cinco dias antes do referendo de domingo sobre uma ampliação de poderes do presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Muitas ambulâncias e viaturas das forças de segurança foram enviadas ao local.

A região de Diyarbakir é cenário de confrontos praticamente diários entre as forças de segurança e os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo classificado como "terrorista" por Ancara e seus aliados ocidentais.

Após a ruptura de um frágil cessar-fogo que pretendia acabar com este conflito, que deixou mais de 40.000 mortos desde 1984, os confrontos entre o PKK e Ancara foram retomados em 2015.

O país se encontra em estado de emergência a poucos dias do referendo sobre uma reforma constitucional para dar mais poderes ao presidente Erdogan, o que permitiria sua permanência no cargo até pelo menos 2029.

Erdogan alega que a reforma o ajudará a combater de maneira mais eficaz os separatistas curdos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos