Topo

Trump diz que os EUA estão prontos para resolver o problema da Coreia do Norte sem a China

11/04/2017 09h54

Washington, 11 Abr 2017 (AFP) - O presidente Donald Trump reafirmou nesta terça-feira estar pronto para resolver o problema norte-coreano sem a ajuda da China, alguns dias depois de ter mantido um encontro com seu colega chinês Xi Jinping.

"A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!", escreveu o presidente no Twitter.

O presidente americano parece vincular as negociações comerciais entre as duas principais potências econômicas mundiais à questão norte-coreana.

"Expliquei ao presidente da China que um acordo comercial com os Estados Unidos será muito melhor para eles se resolverem o problema norte-coreano!"

Washington anunciou no fim de semana o envio de um grupo aeronaval americano, incluindo o porta-aviões 'USS Carl Vinson', para a península da Coreia.

A Coreia do Norte, por sua vez, denunciou o que chamou de envio "insensato" da Marinha americana e advertiu que Pyongyang está preparado para responder com "a poderosa força das armas" se for necessário.