Província canadense de Quebec proibirá pitbulls

Montreal, 14 Abr 2017 (AFP) - El gobierno de la provincia francófona canadiense de Quebec prohibirá a los pitbulls y limitará el derecho de tenencia de perros peligrosos, anunció el jueves el ministro de Seguridad Pública local, Martin Coiteux.

Após uma série de "dramas produzidos no transcurso dos últimos meses", o governo "proporá uma medida rigorosa para os cachorros considerados perigosos para a população", o que pode significar até "a proibição de certos tipos de cachorros", disse Coiteux em entrevista coletiva.

Após a morte de uma mulher perto de Montreal em junho de 2016 atacada por um pitbull e vários outros incidentes graves, numerosos municípios tinham pedido regulação da posse de cachorros.

As mortes e ataques "nos convenceram de que se devia proceder com a proibição de cachorros da raça pitbull", acrescentou o funcionário.

O projeto de lei prevê "a implementação de medidas que se aplicarão ao conjunto dos cachorros" em função de seu "nível de periculosidade".

O governo definiu quatro categorias: os "cachorros proibidos" (tipo pitbull), os "cachorros perigosos" (catalogados após um incidente), os "cachorros potencialmente perigosos" em função das raças e "todos os cachorros".

Os municípios serão informados pelos médicos e veterinários sobre casos de mordidas causados por um ataque canino e deverão proceder com o sacrifício do animal em caso de morte ou ferida grave da vítima.

As cidades terão liberdade para implementar regulamentações mais severas na próxima legislatura, disse o ministro.

A província vizinha de Ontario, a mais povoada do Canadá, proibiu os pitbulls em 2005. Esta raça também é proibida em grandes cidades, como Edmonton, Winnipeg, Richmond e Sherbrooke.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos