Selo, livros e música bávara para os 90 anos de Bento XVI

Cidade do Vaticano, 16 Abr 2017 (AFP) - Novas biografias, um selo e uma festa bávara são algumas das homenagens que serão prestadas ao papa emérito Bento XVI, que celebrará nesta segunda-feira, com a maior discreção, seus 90 anos.

"Ele celebrará a Páscoa como uma grande festividade religiosa com a 'família' que vive con ele. Na mesa, haverá, sem dúvida, algo para assinalar seu aniversário", revelou na semana passada a alguns jornalistas o padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI.

Na tarde de segunda, cerca de 30 pessoas, entre elas um grupo de velhos amigos, marcará de maneira mais festiva o aniversário com "comida tradicional e canções bávaras", afirmou seu secretário pessoal, Georg Gänswein, à imprensa italiana.

"Também verá seu irmão Georg, o maior presente para ele", acrescentou.

"Eles se ordenaram juntos, existe entre eles uma fraternidade familiar e sacerdotal muito profunda. Eles se falam por telefone todas as noites", assinalou o Lombardi, ex-porta-voz da Santa Sé.

Desde sua revolucionária demissão há quatro anos, o Papa emérito vive sua aposentaria em um pequeno mosteiro, acompanhado de quatro religiosas e Georg Gänswein, que também é prefeito da Casa Pontifícia.

Uma longa celebração do Domingo de Páscoa na praça de São Pedro, junto ao papa Francisco, já não está na ordem do dia para Bento XVI, muito frágil, apesar de gozar de boa saúde para sua idade.

- Passeios curtos -"É uma velhice admirável", destaca Lombardi, que elogia a "lucidez, a memória e a reflexão perfeitas" do papa emérito.

"Fisicamente, é uma pessoa de 90 anos, sem doenças particulares, com uma fragilidade devido à idade", acrescenta, dizendo que ainda dá passeis curtos pelos jardins do Vaticano apoiado, às vezes, em um andador.

Celebra missa todas as manhãs para sua "família do mosteiro" e continua preparando cuidadosamente uma homilia para os dias de celebração, acrescenta.

Joseph Ratzinger dedica agora grande parte de seu tempo à oração, recebe algumas visitas de tempos em tempos e responde a uma volumosa correspondência.

Além disso, assiste aos noticiários de tv à noite e lê jornais católicos e publicações de teologia.

"Emagreceu um pouco, já não tem controle sobre suas mãos, deixou de tocar piano. Vê muito mal, mas tem uma lucidez perfeita, se lembra de tudo", comenta um alto prelado do Vaticano.

O papa Francisco visitou Bento XVI na quarta-feira passada para desejar feliz aniversário antecipado.

As relações entre os dois Papas são cordiais, apesar de não se verem muito frequentemente. Bento XVI cumpriu sua promessa de não interferir nos assuntos da Igreja.

Os Correios do Vaticano emitiram um selo comemorativo do 90º aniversário de Bento, que o mostra dando um abraço em Francisco.

Também foram publicadas na Itália três novas biografias do papa emérito e três antologias.

A Livraria Editora Vaticana publicou, por sua parte, uma recopilação de textos escritos pelos laureados com o "Prêmio Ratzinger".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos