Câmara dos Representantes vota fim do Obamacare nesta quinta

Washington, 4 Mai 2017 (AFP) - Os congressistas americanos votam nesta quinta-feira (4) pela derrogação e pela substituição do sistema do saúde herdado do governo de Barack Obama - anunciaram lideranças republicanas da Câmara dos Representantes nesta quarta-feira (3).

"Votaremos sobre o programa de saúde amanhã, porque temos votos suficientes", disse à imprensa o líder da maioria, Kevin McCarthy.

"Passará, é um bom projeto", acrescentou.

Os dirigentes republicanos e a Casa Branca negociaram com as alas moderada e conservadora do partido para elaborar um texto aceitável para a maioria.

A minoria democrata da Câmara se opõe totalmente ao projeto, forçando os republicanos a circunscrever a cerca de 20 as possíveis defecções.

Atualmente, a Câmara de Representantes é integrada por 238 republicanos e 193 democratas. Se o texto for aprovado, será considerado pelo Senado nas próximas semanas, onde será profundamente modificado.

Uma versão anterior do plano republicano fracassou em março, quando a oposição - tanto de moderados quanto de conservadores republicanos - boicotou a tentativa de seu próprio partido de acabar com o Obamacare.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos