Londres afirma que não será "suplicante" nas negociações do Brexit

Londres, 3 Mai 2017 (AFP) - Londres não adotará um papel "suplicante" nas negociações de ruptura com a União Europeia (UE), afirmou nesta quarta-feira o negociador britânico, que também rejeitou a conta do divórcio mencionada por parte da imprensa.

"Não vamos para estas negociações como suplicantes, e sim como negociadores", afirmou David Davis à rádio BBC ao ser questionado sobre a notícia, publicada na imprensa britânica, de que a UE não quer negociar diretamente com a primeira-ministra britânica Theresa May.

"Há duas partes nestas negociações e a outra não decidirá quem faz o que. Ela vai liderar nossas negociações, eu a apoiarei", completou o ministro do Departamento de Saída da UE, seu cargo oficial.

A entrevista de Davis foi concedida após alguns dias marcados pelo noticiário sobre o jantar na quarta-feira passada em Londres entre a primeira-ministra britânica e o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal alemão Frankfurt Allgemeine, que citou fontes europeias, Juncker saiu do jantar com a impressão de que May "vive em outra galáxia" e que tem ilusões a respeito das negociações.

Ao falar sobre a notícia publicada no jornal Financial Times de que Londres terá que pagar 100 bilhões de euros para sair do bloco - a título de compromissos orçamentários adquiridos, gastos administrativos e outros -, Davis foi enfático: "Não pagaremos 100 bilhões", disse em uma entrevista ao canal ITV.

"Afirmamos muito, muito claramente que cumpriremos com nossas obrigações internacionais, nossas obrigações legais. Mas não as determinarão por nós", declarou à BBC sobre o valor citado pela imprensa, a respeito do qual a UE não fez qualquer comentário.

"Não vimos uma cifra concreta", recordou Davis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos