Mídia russa pró-Kremlin quer processar presidenciável francês Macron

Moscou, 5 Mai 2017 (AFP) - O jornal Russia Today (RT) e a agência Sputnik, dois veículos de comunicação financiados pelo Kremlin, estudam processar o candidato à Presidência da França, Emmanuel Macron, por acusações de que teriam difundido informações falsas, declarou nesta sexta-feira a chefe de redação destes órgãos de imprensa, Margarita Simonyan.

"Não aguentamos mais suas mentiras. Vamos processá-lo", afirmou a jornalista no Twitter.

Em comunicado citado pela agência RIA Novosti, a Sputnik indicou que consultariam "advogados por estas acusações mentirosas permanentes do quartel-general do En Marche!" (Em Marcha!), o movimento do centrista Emmanuel Macron.

Em fevereiro, Emmanuel Macron havia denunciado os "repetidos ataques" à página da campanha de seu movimento na internet, provenientes em particular da Ucrânia, assim como a propagação de boatos "difamatórios" nas páginas na internet da Sputnik e da RT.

O porta-voz de Macron, Benjamin Griveaux, tinha acusado diretamente o Kremlin de ter "escolhido seus candidatos" e em particular Marine Le Pen, líder da Frente Nacional (extrema direita), adversária do centrista no segundo turno das presidenciais de domingo.

O Kremlin tinha desmentido estas acusações, afirmando que não tinham e nunca tivemos a intenção de se intrometer nos assuntos internos de um país, "menos ainda tratando-se de seu processo eleitoral".

Na quinta-feira, Macron apresentou uma ação depois que sua adversária insinuou, durante um debate na véspera, que tinha uma conta no paraíso fiscal das Bahamas.

O entorno de Macron declarou que a informação foi maciçamente difundida por contas vinculadas à Sputnik e ao RT, assim como outros sites na internet favoráveis ao presidente russo, Vladimir Putin. A Justiça abriu na quinta-feira uma investigação para determinar onde surgiu o boato.

Macron, de 39 anos, é o favorito para o segundo turno presidencial, segundo pesquisas de opinião.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos