Pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil disparam em 2017

São Paulo, 6 Mai 2017 (AFP) - O Brasil recebeu desde o início do ano 8.231 pedidos de refúgio de venezuelanos, o dobro do número registrado entre 2010 e 2016 (4.477), informou nesta sexta-feira o ministério da Justiça.

Devido à crise política e econômica que sacode o país, o número de pedidos de asilo de venezuelanos ao Brasil saltou de 829 em 2015 para 3.375 em 2016. Antes, o total de solicitações era desprezível.

O ministério da Justiça explicou que o prazo para a resposta às solicitações é de um ano, mas diante do aumento de pedidos de refúgio "é possível que haja atrasos".

O Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) trabalha com a Acnur "para verificar a forma mais adequada de avançar nestes processos", assinalou o ministério da Justiça.

A partir de 2014, mais de 12 mil venezuelanos migraram para o Brasil, e muitos permanecem em condições vulneráveis no estado de Roraima, segundo a Human Rights Watch.

O fluxo anual de chegada de venezuelanos ao Brasil quintuplicou nos 11 primeiros meses de 2016, quando foram registradas 7.150 entradas, de acordo com o ministério da Justiça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos