Famoso advogado chinês se declara culpado 'de incitação à subversão'

Pequim, 8 Mai 2017 (AFP) - O advogado chinês Xie Yang, famoso defensor dos direitos humanos, se declarou culpado nesta segunda-feira de "incitação à subversão" durante seu julgamento, anunciou a justiça, em um caso que chamou a atenção da União Europeia (UE) e de vários países ocidentais.

Xie trabalhou em casos considerados sensíveis pelo Partido Comunista da China (PCC). Defendeu, por exemplo, ativistas que haviam apoiado as manifestações pró-democracia de 2014 em Hong Kong.

As autoridades chinesas o prenderam em meados de 2015, juntamente com 200 outros juristas, advogados e militares.

Um tribunal de Changsha, no centro do país, indicou que Xie se declarou culpado "de incitação à subversão" e "perturbação de uma sala de audiência".

O jornal Global Times, próximo do poder, divulgou um vídeo do julgamento no Twitter. Nas imagens, um juiz pergunta a Xie se as autoridades respeitaram os seus direitos. "Sim, absolutamente", responde. E quando questionado se foi torturado durante sua detenção, o advogado responde que não foi "vítima de qualquer tipo" de violência.

Antes do julgamento, Xie assegurou que a polícia o havia submetido a "privações do sono, interrogatórios longos, espancamentos, ameaças de morte e humilhações".

Estados Unidos e União Europeia expressaram preocupação.

De acordo com a transcrição oficial das declarações de Xie durante o julgamento, o advogado também confessou ter recebido "formações" na Coreia do Sul e em Hong Kong, ou seja, uma "lavagem cerebral pelas ideias constitucionais do Ocidente", a fim de "derrubar o sistema" na China.

O julgamento terminou nesta segunda-feira e o veredicto será anunciado posteriormente.

jch/ehl/elp/gm/age/mr

TWITTER

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos