Trump discute Acordo de Paris sobre clima nesta terça

Washington, 9 Mai 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, deve se reunir nesta terça-feira (8) com seus principais assessores econômicos para analisar a participação dos Estados Unidos no Acordo sobre o Clima de Paris.

Depois de meses de incerteza, o magnata republicano parece perto de decidir se aceita o acordo firmado em dezembro de 2015 para limitar o aquecimento global.

A saída dos Estados Unidos do acordo colocaria em grave risco os esforços mundiais para limitar as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de dióxido de carbono (CO2) no mundo, depois da China.

Durante sua campanha eleitoral, Trump classificou a mudança climática como um "engano" cometido pela China e se comprometeu a excluir seu país do Acordo de Paris, depois de tomar posse.

Depois de quatro meses trabalhando na Casa Branca, porém, o presidente garante que ainda não tomou uma decisão oficial sobre o assunto.

De acordo com David Balton, autoridade responsável por Gestão Ambiental no Departamento de Estado, "o problema dos Estados Unidos com o Acordo de Paris ainda está em discussão dentro do governo".

arb-ksh/kal/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos