Topo

Brasil e Colômbia fortalecem segurança na fronteira

09/05/2017 20h20

Bogotá, 9 Mai 2017 (AFP) - Brasil e Colômbia acertaram nesta terça-feira fortalecer a segurança na fronteira comum a partir da troca de informações de inteligência, anunciou nesta terça-feira o ministro colombiano da Defesa, Luis Carlos Villegas.

"Temos a necessidade de compartilhar dados sobre nossa fronteira que, apesar de ser na maioria selva fechada, tem uma permeabilidade e uma porosidade que pode ser usada pelas distintas ameaças de crime organizado e organizações armadas", disse Villegas após se reunir com o ministro brasileiro da Defesa, Raul Jungmann.

Os dois ministros concordaram em "aprofundar a cooperação sobre o sistema de vigilância na fronteira" comum, acrescentou Villegas.

Brasil e Colômbia criarão uma comissão conjunta, liderada pelo Exército brasileiro e a Força Aérea Colombiana (FAC), para desenhar os mecanismos técnicos que permitam tornar compatíveis os dados produzidos pelos sistemas de satélite e de radar dos dois países.

"Para nós o combate ao crime internacional, ao tráfico, ao contrabando (...) e a tudo o que ameaça as nossas sociedades deve ocorrer no âmbito da integração", declarou Jungmann.

A Polícia colombiana compartilhará informação sobre feminicídios e crime organizado nas regiões comuns. Também haverá troca de informações de inteligência carcerária, um tema que segundo Villegas gera "imensa preocupação" no Brasil devido à infiltração de criminosos colombianos nas prisões brasileiras.

Também ficou acertada a troca de informação científica a partir da experiência de missões brasileiras na Antártica, de atividades de retirada de minas e sobre os esforços para a construção de um navio amazônico de projeto comum.

O encontro teve a participação do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência brasileira, e de comandantes militares e policiais dos dois países.

Brasil e Colômbia compartilham uma fronteira de 1.100 km.