Hollande se despede de Merkel em jantar em Berlim.

Berlim, 9 Mai 2017 (AFP) - No dia 15 de maio de 2012, quando tomou posse como presidente da França, François Hollande viajou a Berlim para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel. Nesta segunda-feira, cinco anos mais tarde, Hollande voltou a viajar para celebrar o jantar do adeus.

"A chanceler queria celebrar o que fizemos juntos na crise do euro, nos temas da Grécia, Ucrânia e do clima", disse Hollande à AFP no jato que o levou de volta a Paris.

Um "jantar amistoso", segundo Hollande, que teve como testemunhas apenas os dois intérpretes, no restaurante Paris-Moskau, situado próximo à chancelaria em Berlim.

Os dois líderes desenvolveram nos últimos anos "uma relação de confiança que manteve o afeto mesmo em condições dramáticas, como nos atentados de 2015 ou na queda do avião da Germanwings".

Para a posteridade, ficará também um livro de fotos que Merkel ofereceu a Hollande.

A chanceler alemã disse que "gostou muito de trabalhar com Francois Hollande", com quem construiu "uma confiança mutua" durante os cinco anos em que o líder francês esteve no governo.

Merkel se referiu ao presidente eleito francês, Emmanuel Macron, como a esperança de "milhões de franceses e também de muita gente na Alemanha e na Europa".

"Emmanuel Macron liderou uma campanha pró-europeia corajosa, defende a abertura para o mundo e é fortemente a favor da economia social de mercado", declarou Merkel em coletiva de imprensa mais cedo nesta segunda-feira.

"Sabemos que a Alemanha e a França estão ligadas por um destino comum", continuou a chanceler, que telefonou ao novo presidente francês no domingo à noite, depois de sua vitória contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen.

"Nós coordenamos as nossas abordagens e avançamos tanto quanto possível, com um passo comum para o bem de nossos dois países, mas também para o bem da Europa e é exatamente o espírito que espero" no trabalho com Macron.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos