Aliança curdo-árabe toma Tabqa e sua represa

Beirute, 11 Mai 2017 (AFP) - A aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos tomou nesta quarta-feira a cidade de Tabqa e sua represa do grupo extremista Estado Islâmico (EI), informou à AFP o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"As Forças Democráticas Sírias (FDS) assumiram o controle de Tabqa e de sua represa", explicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

O diretor da ONG precisou que as FDS estão inspecionando a cidade, situada à margem do rio Eufrates e em uma rota vital para o acesso a Raqa, 55 km a oeste e considerada a "capital" do EI.

O porta-voz da FDS Talal Sello confirmou à AFP que suas forças "obtiveram uma grande vitória e liberaram completamente a cidade e a represa".

Uma fonte na cidade informou à AFP que um grupo de técnicos inspecionará a represa nesta quinta-feira.

As FDS entraram em Tabqa no dia 24 de abril, mas enfrentaram uma feroz resistência do EI, utilizando especialmente franco-atiradores, carros-bomba e drones armados.

A represa de Tabqa está construída sobre o Eufrates e seu lago, Assad, tem 630 km2, o que o torna a principal reserva de água da Síria.

Tabqa era o último reduto do EI no caminho para Raqa, objetivo final da ofensiva lançada pela aliança de combatentes curdos e árabes sírios em novembro passado.

As Forças Democráticas Sírias têm como principal integrante as Unidades de Proteção Popular (YPG), milícia curda que passará a receber armas diretamente dos Estados Unidos.

Na véspera, o governo do presidente Donald Trump autorizou o Pentágono a "equipar" as milícias curdas com "tudo o que for necessário para se obter uma clara vitória" sobre o grupo Estado Islâmico, segundo o Pentágono.

A administração Trump decidiu entregar as armas às YPG diante do bom diagnóstico realizado pelo Pentágono sobre a eficiência da milícia curda na campanha síria e sua capacidade para realizar em breve o assalto à Raqa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos