Nepal vota nas primeiras eleições locais em 20 anos

Katmandu, 14 Mai 2017 (AFP) - Os nepaleses começaram a votar neste domingo nas primeiras eleições locais em 20 anos, consideradas uma etapa chave no estabelecimento da democracia nesta República Federal Democrática do Nepal.

As eleições devem permitir que este país himalaio de 28 milhões de habitantes, atingido por uma década de guerra civil (1996-2006) que deixou 16.000 mortos e levou à queda de uma monarquia plurissecular, vire a página do sangrento conflito.

Esta votação será realizada em duas fases, devido à instabilidade nos territórios do sul, fronteiriços com a Índia. Ali, a minoria Madhesi condiciona sua participação nas eleições à votação de uma emenda à Constituição.

A Comissão Eleitoral estimou a participação em 71% dos habitantes para votar, segundo dados disponíveis na noite deste domingo.

Os colégios eleitorais abriram às 07h00 da manhã (22h15 de Brasília de sábado) e fecharam às 17h00 (09h15 de Brasília) em três províncias. Devido ao risco de confrontos eleitorais, as outras quatro províncias deverão votar na segunda fase, em 14 de junho.

Os nepaleses devem eleger, entre cerca de 50.000 candidatos, pessoas para ocupar 13.556 cargos, que vão de prefeitos a conselheiros de distrito.

Segundo a nova Constituição, após esta eleição serão realizadas votações provinciais e posteriormente nacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos