Intensos disparos durante motim de soldados marfinenses

Abidjan, 15 Mai 2017 (AFP) - Intensos disparos eram ouvidos nesta segunda-feira em Abidjan e Buake, epicentro do motim de soldados na Costa do Marfim, segundo habitantes e um jornalista da AFP.

Os amotinados, ex-rebeldes integrados no exército, costumam disparar ao ar para demonstrar sua indignação com o Governo, a quem exigem o pagamento de prêmios que haviam sido prometidos em janeiro após outro motim.

Na capital econômica, Abidjan, foram ouvidos muitos disparos procedentes dos acampamentos militares de Akuedo, situados no leste da cidade, segundo uma habitante da zona.

Os moradores do leste da cidade não podiam se transferir ao centro de Abidjan, indicou um colaborador da AFP.

Também foram ouvidos disparos perto do campo Gallieni, no centro da cidade, que foi um dos epicentros de protesto na última sexta-feira.

Em Buake, a segunda cidade do país, os amotinados dispararam rajadas com armas de grande calibre, assustando parte da população e gerando, desde a noite de domingo, rumores sobre um possível ataque da cidade por parte do exército marfinense.

Os amotinados pediram em janeiro prêmios individuais de 12 milhões de francos CFA (18.000 euros), somas importantes para o país africano. No mesmo mês receberam cinco milhões (7.500 euros) e o governo lhes prometeu que pagaria os sete milhões restantes em vários pagamentos a partir de maio.

Na quinta-feira, um representante dos soldados anunciou que eles renunciavam as suas reivindicações financeiras, durante uma cerimônia na presença do presidente Alassane Ouatara, que pareceu colocar um ponto final ao motim.

Mas, longe de acalmar a situação, esta cerimônia provocou uma nova onda de protestos neste país da África ocidental, que sofreu as consequências da queda dos preços do cacau, um produto vital para sua economia, e do qual é o primeiro produtor mundial.

eak-pgf/jhd/gm/age/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos