França anuncia seu primeiro governo da era Macron

Paris, 17 Mai 2017 (AFP) - O novo presidente da França, Emmanuel Macron, revelou nesta quarta-feira uma equipe de governo paritária, formada por figuras de diferentes partidos, incluindo socialistas, centristas e conservadores.

O ex-ministro socialista da Defesa Jean-Yves Le Drian, ocupará a pasta de Relações Exteriores, enquanto Bruno Le Maire, do partido de direita Os Republicanos, será o titular do ministério da Economia.

Nicolas Hulot, ex-apresentador de televisão e figura respeitada por sua defesa do meio ambiente, comandará o ministério da Transição Ecológica.

A eurodeputada centrista Sylvie Goulard, de 52 anos, uma fervorosa europeísta relativamente desconhecida na França, foi nomeada ministra da Defesa.

Macron deveria ter anunciado a formação do governo na terça-feira, mas adiou a divulgação em 24 horas para verificar se todos os integrantes potenciais de seu gabinete eram pessoas irrepreensíveis.

A situação fiscal de cada um dos membros da equipe, assim como a existência de potenciais conflitos de interesses, foram verificadas minuciosamente.

Além disso, os novos ministros devem comprometer-se após a posse a exercer os cargos de maneira irrepreensível, destacou o Palácio do Eliseu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos