Putin 'disposto a fornecer gravação' de conversa Trump-Lavrov

Moscou, 17 Mai 2017 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira que está "disposto a fornecer a gravação" da conversa entre seu ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e o presidente americano, Donald Trump, acusado de ter divulgado informações classificadas durante um encontro na Casa Branca.

"Se a administração americana autorizar, estamos dispostos a fornecer a gravação da conversa entre Lavrov e Trump ao Congresso e ao Senado americanos", declarou Putin em uma coletiva de imprensa em Sochi (sul da Rússia, no Mar Negro) junto ao primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.

Também fez piada ao prometer uma "advertência" a seu ministro das Relações Exteriores porque "não compartilhou as informações secretas" com ele ou com o serviço secreto russo, o que provocou risadas de Serguei Lavrov e das autoridades russas.

O presidente russo denunciou em seguida o clima de "esquizofrenia política" nos Estados Unidos.

"O que vão inventar as pessoas que ventilam estas bobagens? Se não entendem que prejudicam o próprio país são simplesmente estúpidos. Se entendem tudo são perigosos e desonestos", disse.

Donald Trump foi acusado pelo jornal Washington Post de ter divulgado informações a respeito de uma operação que estaria sendo preparada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), durante uma reunião em 11 de maio com Lavrov e com o embaixador russo nos Estados Unidos, Serguei Kisliak.

De acordo com fontes concordantes, a informação teria sido apresentada aos Estados Unidos por Israel com a condição de não repassá-la a ninguém, nem sequer aos outros países aliados, para não expor a fonte.

As revelações provocaram um escândalo nos Estados Unidos. O senador republicano John McCain afirmou que é uma "mensagem inquietante aos aliados" dos Estados Unidos.

Chuck Schumer, líder da oposição democrata no Senado, pediu que a transcrição do encontro entre Trump, Lavrov e Kisliak seja entregue às comissões de inteligência do Congresso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos