Trump diz que 'investigação exaustiva' confirmará que não houve colusão com Rússia

Washington, 18 Mai 2017 (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, expressou nesta quarta-feira seu desejo de que a investigação sobre uma eventual colusão entre pessoas próximas a ele e a Rússia seja concluída "rapidamente", após a nomeação de um investigador especial para este caso pelo Departamento de Justiça.

"Como disse em inúmeras oportunidades, uma investigação exaustiva confirmará o que já sabemos: não há nenhuma colusão entre minha equipe de campanha e uma entidade estrangeira", assinalou o presidente em um comunicado.

Esta declaração do presidente foi feita logo depois que o departamento de Justiça anunciou a nomeação de Robert Mueller, um ex-diretor do FBI, como investigador especial para o caso, medida que era pedida pelos legisladores, em sua maioria da oposição democrata.

Robert S. Mueller III, advogado de 72 anos, foi diretor do FBI por mais de uma década, entre 2001 e 2013, e em sua juventude recebeu três altas condecorações por ações de combate no Vietnã.

Estas investigações se centram nas suspeitas de ingerência da Rússia nas eleições presidenciais do ano passado para favorecer Trump, e a eventual colusão de seu comitê de campanha com esses esforços.

"Espero que este assunto seja concluído rapidamente. Enquanto isso, não deixarei de lutar pelas pessoas e pelos assuntos que interessam ao futuro de nossa nação", assinalou o mandatário em sua nota oficial.

Desde sua posse, em 20 de janeiro, Trump busca desesperadamente colocar um ponto final na polêmica por suas eventuais relações com a Rússia durante a campanha, mas desde então o problema não parou de crescer.

No último capítulo da interminável crise, permanece sobre o presidente a suspeita de ter tentado pressionar em fevereiro o FBI para acabar com esta mesma investigação, um gesto que, se confirmado, constituiria obstrução da justiça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos