Exército retoma controle de duas localidades na Síria após ataque do EI

Beirute, 19 Mai 2017 (AFP) - O exército sírio retomou o controle de duas localidades da província central de Hama, atingidas na quinta-feira por um ataque violento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), informou nesta sexta-feira a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

O exército do regime e seus aliados reconquistaram Aqareb, que tem população majoritariamente ismaelita, e Al-Mabuya, onde vivem sunitas e membros das minorias jafarita, ismaelita e alauita.

As duas localidades foram atacadas na quinta-feira pelo grupo extremista, que matou 25 civis, incluindo cinco crianças, e 27 milicianos pró-regime, de acordo com o OSDH. O EI perdeu 10 combatentes.

A agência oficial SANA informou que o ataque jihadista deixou 52 mortos, incluindo 15 crianças, e indicou que várias vítimas foram decapitadas e tiveram os membros amputados.

A localidade de Al-Mabuya já havia sido objeto de um ataque do EI em março de 2015, quando os extremistas executaram 37 civis e sequestraram 50 pessoas, sendo 25 mulheres.

O regime, os rebeldes e o EI dividem o controle da província central de Hama.

Em outra frente de batalha, o OSDH informou que 22 combatentes do regime e 40 jihadistas do EI morreram nos combates no leste da província de Aleppo nas últimas 24 horas.

Em seis anos, a guerra matou mais de 320.000 pessoas, provocou a fuga de mais da metade dos sírios de suas casas e destruiu a economia e as infraestruturas do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos