Itália e Líbia resgatam 2.900 imigrantes no Mediterrâneo

  • Reuters

    Resgatista atende garoto dentre um grupo de migrantes resgatado no Mar Mediterrâneo

    Resgatista atende garoto dentre um grupo de migrantes resgatado no Mar Mediterrâneo

Ao menos 2.900 imigrantes foram resgatados nesta quinta-feira (18) no Mar Mediterrâneo, incluindo 2.300 que seguiam para a Itália, informaram as guardas costeiras italiana e líbia.

Em águas internacionais - diante da costa líbia -, a guarda costeira italiana anunciou ter coordenado o resgate de 2.300 imigrantes que haviam embarcado em 12 botes infláveis. O grupo foi socorrido por navios italianos, da operação naval europeia Sophia e por barcos de ONGs.

A Médicos Sem Fronteiras divulgou imagens de centenas de imigrantes esgotados na coberta de seu navio Prudence, que seguiu para a Sicília com 743 resgatados, incluindo 78 mulheres e 55 crianças.

Diante da costa de Sabratah, 70 quilômetros a oeste de Trípoli, 463 imigrantes foram resgatados a bordo de um barco de madeira cujo motor parou, disse à AFP o general Ayub Kacem, porta-voz da Marinha líbia.

Em outro trecho da costa líbia, 60 quilômetros a leste da capital, no litoral de Garaboulli, a guarda costeira nacional resgatou 120 pessoas procedentes da África subsaariana, que estavam à deriva após o roubo do motor do seu barco por homens armados.

Desde o início de 2017, a Itália já registrou a chegada de mais de 45.700 imigrantes a sua costa, o que representa um aumento de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o ministério do Interior.

No total, 1.229 pessoas morreram este ano durante a travessia, segundo cálculos da Organização Internacional para Migrações (OIM).

A chegada de tantos imigrantes esta semana representa um desafio para a Itália devido às medidas de segurança excepcionais adotadas para a Cúpula do G7 (sete países mais industrializados), em 26 e 27 de maio, na cidade de Taormina, na Sicília.

As autoridades proibiram a chegada de imigrantes a todos os portos da Sicília, principal meta de desembarque.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos