Líderes de instituições da UE se reunirão em Bruxelas com presidente turco

Bruxelas, 19 Mai 2017 (AFP) - Os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se reunirão na próxima quinta-feira em Bruxelas com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em um momento de tensão entre Ancara e os países europeus.

"O presidente Juncker e o presidente Tusk terão uma reunião bilateral com o presidente Erdogan", anunciou o porta-voz Margaritis Schinas, que informou a data de 25 de maio.

As relações diplomáticas entre a UE e Ancara, já abaladas desde a tentativa de golpe de Estado de julho, ficaram ainda mais tensas no mês passado, após um referendo constitucional na Turquia destinado a reforçar os poderes da presidência turca.

O presidente turco acusou o governo da Alemanha de práticas nazistas por impedir seus ministros de fazer campanha neste país. Depois da vitória apertada no referendo, Erdogan afirmou que estava disposto a convocar uma nova consulta sobre o restabelecimento da pena de morte, questão que é considerada uma "linha vermelha" pela UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos