Eleição no Irã: presidente moderado Rohani à frente do conservador Raissi

Teerã, 20 Mai 2017 (AFP) - O presidente iraniano moderado em final de mandato, Hassan Rohani, está à frente de seu adversário conservador, o religioso Ebrahim Raissi, na apuração das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira, informou neste sábado à TV estatal Irib o vice-ministro do Interior, Ali Asghar Ahmadi.

"Sobre a apuração de 25,9 milhões de votos, Rohani lidera com 14,6 milhões, contra 10,1 milhões para Raissi", disse Ahmadi à Irib.

Segundo o vice-ministro, mais de 40 milhões de iranianos votaram, sobre o total de 56,4 milhões de eleitores inscritos.

Após a apuração de mais da metade dos votos, Rohani obtinha cerca de 56%, contra 39% para Raissi.

Diante dos resultados, dirigentes conservadores já admitiam a derrota para o atual presidente.

"A apuração revela que Rohani é o vencedor e precisamos felicitá-lo", escreveu no Telegram Alireza Zakani, antigo deputado conservador e que atuou vigorosamente contra a reeleição do presidente.

Ebrahim Raisi, 56 anos, ligado ao guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, era o principal obstáculo entre Rohani, 68 anos, e um último mandato de quatro anos na presidência iraniana.

Raisi se apresentou como o defensor dos pobres e de uma "economia de resistência", sustentada pela produção nacional e os investimentos nacionais, em oposição à política de abertura ao mundo, após o acordo nuclear com as grandes potências, representada por Rohani.

As eleições ocorreram dois dias depois da decisão dos Estados Unidos de renovar a suspensão das sanções contra o Irã, conforme o acordo nuclear firmado em 2015 entre Teerã e as superpotências.

Rohani, eleito em 2013, dedicou a maior parte de seu primeiro mandato às negociações deste acordo, que permitiu iniciar a abertura econômica e política de seu país.

Além da conclusão do acordo nuclear, Rohani conseguiu uma impressionante redução da inflação, que caiu de cerca de 40% em 2013 aos atuais 9,5%.

sgh-stb/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos