EUA e Arábia Saudita assinam acordos militares de US$ 110 bilhões

Riad, Arábia Saudita, 20 Mai 2017 (AFP) - A Arábia Saudita, um aliado tradicional de Washington, e os Estados Unidos assinaram acordos militares por um valor de 110 bilhões de dólares, anunciou neste sábado em Riad uma fonte da Casa Branca.

O anúncio foi feito durante o primeiro dia de visita do presidente Donald Trump à Arábia Saudita, primeira etapa de sua primeira viagem ao exterior.

"O presidente e o secretário de Estado, Rex Tillerson, participarão de uma cerimônia de assinatura de cerca de 110 bilhões de dólares" em acordos militares, disse a fonte.

"Este conjunto de materiais de defesa e serviços garante a segurança a longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo ante as ameaças do Irã", explicou.

Também reforça "a capacidade do reino saudita em suas operações contra o terrorismo na região, o que reduz a carga dos Estados Unidos na condução destas operações", acrescentou.

Trump e o rei Salman, da Arábia Saudita, iniciaram neste sábado negociações oficiais em Riad, pouco depois da chegada do presidente americano.

Os dois chefes de Estado estavam acompanhados por suas respectivas equipes nesta reunião, no palácio Al-Yamamah, na capital saudita.

A chegada com pompa de Trump a Riad, onde fará um discurso sobre o islã, contrastou com a recepção gélida de um ano atrás ao ex-presidente americano Barack Obama, criticado por sua aproximação do Irã, grande rival da Arábia Saudita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos