Washington e Riad assinam acordos de mais de US$ 380 bilhões

Riad, Arábia Saudita, 20 Mai 2017 (AFP) - Estados Unidos e Arábia Saudita assinaram contratos de mais de 380 bilhões de dólares no primeiro dia da visita do presidente americano Donald Trump a Riad, anunciou o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel Al-Jubeir.

"Os países assinaram uma série de acordos (...). O valor dos investimentos supera 380 bilhões de dólares", declarou Jubeir em uma entrevista coletiva ao lado do secretário de Estado americano, Rex Tillerson.

Mais cedo, uma fonte da Casa Branca havia citado contratos de vendas de armamento por 110 bilhões de dólares à monarquia árabe, que servirá para garantir "a segurança a longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo ante as ameaças do Irã".

A agência oficial saudita SPA informou sobre 34 acordos em áreas tão diversas como defesa, petróleo e transporte aéreo, sem divulgar um valor.

A visita a Riad é a primeira escala de uma longa viagem de Trump, que também passará por Israel, os Territórios palestinos, o Vaticano, Bruxelas e Sicília, para a reuniões da Otan e do G7.

bur-mah-ak/tm/tp/jvb/gm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos