Irã é a ponta de lança do terrorismo mundial, afirma rei saudita

Riad, Arábia Saudita, 21 Mai 2017 (AFP) - O rei Salman da Arábia Saudita fez neste domingo um ataque sem precedentes ao Irã, que chamou de "ponta de lança do terrorismo mundial" na mensagem de abertura da reunião de cúpula entre países muçulmanos e Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, afirmou que está decidido a "eliminar o grupo Estado Islâmico (EI) e todas as organizações terroristas, independente de sua religião, confissão ou ideologia".

"O regime iraniano tem sido a ponta de lança do terrorismo global desde a revolução (do aiatolá Ruhollah) Khomeini", afirmou o rei saudita diante do presidente americano Donald Trump e os representantes de 50 nações muçulmanas, incluindo 37 chefes de Estado e de Governo.

Teerã "apoia os grupos e os movimentos terroristas como (o xiita libanês) Hezbollah, os huthis (rebeldes xiitas do Iêmen), Daesh (acrônimo árabe do EI, sunita), Al-Qaeda (sunita) e outros", completou Salman.

Ao comentar a luta contra os grupos extremistas, o rei Salmán declarou: "Estamos unidos para lutar contra as forças do mal e do extremismo (...), atuar contra o terrorismo sob todas as suas formas e esgotar suas fontes de financiamento".

O reino sunita da Arábia Saudita é o maior rival do Irã xiita na região.

mah/mh/ras/vl/age-gm/mb/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos