Papa anuncia cinco novos cardeais

Cidade do Vaticano, 21 Mai 2017 (AFP) - O papa Francisco anunciou neste domingo no Vaticano a celebração de um consistório em 28 de junho, quando nomeará cinco novos cardeais.

Os novos cardeais são de cinco países diferentes e todos têm menos de 80 anos.

Os cardeais com mais de 80 anos não podem integrar um conclave nem participar na eleição do novo papa.

"Desejo anunciar a celebração de um consistório na quarta-feira 28 de junho para nomear cinco novos cardeais. Sua procedência de diversas regiões do mundo mostra que o catolicismo da Igreja está presente em todos os territórios, em outros termos, a universalidade da Igreja", disse.

Os cinco novos cardeais são Jean Zerbo, arcebispo de Bamako (Mali), Juan José Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha), Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia), Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Pakse (Laos) e Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador (El Salvador).

Os cinco religiosos nasceram nos anos 1940. O mais jovem deles é Arborelius, nascido em setembro de 1949 e o mais idoso é Rosa Chávez, de setembro de 1942.

De acordo com a agência italiana AGI, Arborelius será o primeiro cardeal escandinavo enquanto Rosa Chávez será o primeiro bispo auxiliar a recebe o título cardinalício.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos