Topo

Coreia do Norte confirma lançamento com sucesso de míssil balístico

Foto divulgada pela agência oficial da Coreia do Norte mostra um míssil Pukguksong-2 durante teste de lançamento - KCNA via AP
Foto divulgada pela agência oficial da Coreia do Norte mostra um míssil Pukguksong-2 durante teste de lançamento Imagem: KCNA via AP

Em Seul

22/05/2017 09h08

A Coreia do Norte confirmou nesta segunda-feira (22), o lançamento "bem-sucedido" de um míssil balístico de médio alcance, informou a imprensa estatal de Pyongyang, acrescentando que o armamento agora está pronto para ser utilizado.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou o lançamento, disse a agência oficial KCNA. Kim "aprovou a mobilização desse sistema de armamento para a ação", acrescentou.

De acordo com a KCNA, o míssil é do tipo Pukguksong-2, que usa combustível sólido, o que encurta consideravelmente o tempo de abastecimento em comparação aos mísseis alimentados com combustível líquido.

"Agora que os dados técnicos e táticos cumprem as exigências do Partido, esse tipo de míssil deve ser produzido rapidamente em série para armar as forças estratégicas" do Exército, disse Kim, citado pela agência estatal.

A KCNA afirmou que o teste aponta para "uma verificação final de todos os registros técnicos do sistema de armamento, para examinar a fundo sua adaptabilidade a diversas condições de batalha, antes de sua mobilização nas unidades militares para a ação".

Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão denunciaram com veemência o teste e o Conselho de Segurança da ONU fará uma reunião de emergência na terça-feira.

De acordo com o Comando do Pacífico dos Estados Unidos, o lançamento da Coreia do Norte envolveu um míssil de médio alcance.

O míssil, disparado da localidade norte-coreana de Pukchang, percorreu 500 quilômetros antes de cair no Mar do Japão, segundo os exércitos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Este foi o segundo teste de míssil em uma semana e o 10º em 2016.

O teste anterior, de 14 de maio, representou, segundo analistas, o lançamento de maior alcance até hoje da Coreia do Norte.

De acordo com os especialistas, este míssil Hwasong-12 teria alcance sem precedentes de 4.500 km e poderia, em tese, atingir as bases americanas da ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

A Coreia do Norte poderia utilizar o Hwasong como base para desenvolver um míssil balístico intercontinental (ICBM) com potência nuclear, suscetível de alcançar o território continental dos Estados Unidos.

É pouco provável que o lançamento do Pukguksong-2 seja o último, disse Kim Dong-Yub, especialista em mísseis do Instituto de Estudos do Leste da Ásia na Universidade Kyungnam.

"Tudo isto levará, em última instância, ao desenvolvimento de um ICBM de combustível sólido".

Os lançamentos e a ameaça latente de um sexto teste nuclear aumentaram a tensão com o governo do presidente americano Donald Trump, que prometeu que a aspiração de Pyongyang não será concretizada.