Trump: Irã jamais deve ser autorizado a ter arma nuclear

Jerusalém, 22 Mai 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou com veemência nesta segunda-feira em Israel o apoio do Irã aos "terroristas" e insistiu que Teerã nunca deve ter autorização para possuir armas nucleares.

"Estados Unidos e Israel podem afirmar com uma única voz que o Irã nunca deve ser autorizado a possuir uma arma nuclear - nunca, jamais - e que deve cessar o financiamento, o treinamento e o equipamento mortais de terroristas e milícias", declarou Trump em um breve discurso na presença do presidente israelense Reuven Rivlin.

De acordo com o presidente republicano, que visita o Oriente Médio em sua primeira viagem ao exterior desde a posse, há uma "tomada de consciência crescente" entre os países árabes da região que compartilham uma "causa comum" com Israel sobre "a ameaça que supõe o Irã".

Alguns minutos antes, o presidente israelense havia criticado em termos pesados o comportamento de Teerã.

"Temos que garantir (...) que não vamos acordar em um pesadelo, com o Irã, o grupo Estado Islâmico e o Hamas em nossas fronteiras", declarou Rivlin.

"Para poder sonhar, devemos assegurar que o Irã esteja fora de nossas fronteiras, fora da Síria e do Líbano", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos