UE dá mandato a Barnier para negociar o Brexit em nome dos 27

Bruxelas, 22 Mai 2017 (AFP) - O negociador da Comissão Europeia Michel Barnier vai liderar as negociações do Brexit em nome dos 27, decidiram nesta segunda-feira os países do bloco, que também adotaram em definitivo as primeiras diretrizes de negociação no complexo processo de divórcio do Reino Unido.

"Os 27 acabam de adotar por unanimidade a decisão que autoriza as negociações do Brexit com um forte e claro mandato para Barnier", anunciou no Twitter Sabine Weyand, que será o braço direito do ex-comissário europeu no processo.

Com estas decisões, a União Europeia (UE) já está pronta para começar a conversar com Londres, mas as negociações só devem começar formalmente em meados de junho, depois das eleições legislativas britânicas de 8 de junho.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou as eleições com o objetivo de reforçar sua posição nas negociações do Brexit. A saída do Reino Unido da UE virou o tema central da campanha.

Na reunião desta segunda-feira, os ministros europeus confirmaram ainda suas prioridades em uma primeira fase de negociação: garantir os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, a conta a ser paga por Londres com a saída e a fronteira na ilha da Irlanda

Quando conseguir registrar avanços nestes três aspectos do divórcio, os 27 se mostram partidários a falar do futuro das relações com o ainda sócio, o que poderia incluir um acordo de livre comércio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos