Irã construiu terceira fábrica subterrânea de mísseis

Teerã, 25 Mai 2017 (AFP) - O Irã construiu uma terceira fábrica subterrânea de mísseis, declarou o general Amir Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial dos Guardiães da Revolução, força de elite do regime, citado nesta quinta-feira pela agência de notícias Fars.

"Nós desenvolvemos passo a passo a nossa capacidade de defesa e construímos nos últimos anos uma terceira fábrica subterrânea de mísseis", declarou Hadjizadeh, sem dar mais detalhes.

É a primeira vez que o Irã anuncia que possui fábricas subterrâneas para a produção de mísseis balísticos.

Em outubro de 2015, a televisão iraniana exibiu pela primeira vez imagens de uma base subterrânea cheia de mísseis de diferentes tipos. Naquele momento, o general Hadjizadeh havia explicado que a base estava localizada a "500 metros de profundidade" para escapar do alcance de possíveis ataques inimigos.

No sábado, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, pediu ao Irã que acabe com seus testes de mísseis balísticos, durante visita à Arábia Saudita na companhia do presidente americano, Donald Trump, que assinou um acordo de 110 milhões de dólares em vendas de armas a Riad, grande rival do Irã na região.

Em resposta, o recém-reeleito presidente do Irã, Hassan Rohani, declarou na segunda-feira que o Irã continuaria com seus testes de mísseis.

"Vamos desenvolver nosso poderio balístico. É normal que os nossos inimigos, nomeadamente os Estados Unidos e Israel, estejam com raiva (...) já que querem que o povo iraniano esteja em uma posição de fraqueza", disse o general Hadjizadeh.

Nos últimos anos, o Irã desenvolveu uma grande indústria balística e já possui vários tipos de mísseis, principalmente mísseis com um alcance de 2.000 quilômetros, capazes de atingir Israel e bases americanas na região.

Os Estados Unidos impuseram novas sanções contra o programa de mísseis balísticos do Irã desde a chegada ao poder de Donald Trump em janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos