Topo

Montenegro vai se tornar 29º membro da Otan em 5 de junho

25/05/2017 08h00

Bruxelas, 25 Mai 2017 (AFP) - Montenegro vai se tornar o 29º Estado-membro da Otan no dia 5 de junho, quando este pequeno país dos Bálcãs apresentará os documentos de sua adesão à Aliança Atlântica em Washington, indicaram nesta quinta-feira responsáveis da Otan.

O primeiro-ministro montenegrino, Dusko Markovic, participou nesta quinta-feira como observador da cúpula da Otan em Bruxelas, que contou com a participação, pela primeira vez, do presidente americano Donald Trump.

"Vou estar presente quando os documentos de adesão à Aliança for entregue em Washington", onde está o tratado de fundação da organização de cooperação militar fundada em 1949, declarou nesta quinta-feira o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

A cerimônia vai acontecer no dia 5 de junho, de acordo com funcionários da Otan em Bruxelas.

Após a ratificação oficial da adesão de Montenegro pela Holanda, o único dos 28 países membros da Otan que ainda não o fez, prevista para 1º de junho, Stoltenberg poderá, por escrito, convidar Montenegro a assinar o Tratado do Atlântico Norte.

Em 2015, o anúncio da adesão deste país de 600.000 habitantes de maioria eslava e ortodoxa provocou violentas manifestações organizadas pela oposição pró-russa.

Assim como as negociações com a União Europeia, esta união ao Ocidente foi imposta pelo ex-primeiro-ministro Milo Djukanovic, líder de Montenegro de 1991 a 2016, quando cedeu o poder para Dusko Markovic.

Com Montenegro, a Aliança controla toda a costa do Adriático, uma vez que a Albânia, Croácia, Eslovênia e Itália já fazem parte desta organização poderosa.

Moscou considerou em abril que a adesão de Montenegro "reflete a lógica de confronto na Europa, criando novas linhas divisórias".