Em discurso anti-Trump, Hillary pede que lutem pela verdade

Nova York, 26 Mai 2017 (AFP) - Hillary Clinton fez um forte ataque nesta sexta-feira contra as notícias falsas e criticou ferozmente o presidente Donald Trump, embora não tenha mencionado seu nome, no discurso de graduação da Wellesley College, Massachusetts, sua própria universidade.

"Vocês estão se formando em um momento em que há um ataque frontal à verdade e à razão", disse a candidata presidencial à turma de 2017 de Wellesley.

"Alguns estão inclusive negando as coisas que vemos com nossos próprios olhos, como o tamanho das multidões", disse em alusão tácita a Trump, que acusou a imprensa de mentir sobre o número de pessoas que compareceu a seu discurso inaugural em janeiro.

"E depois se defendem falando de -entre aspas- fatos alternativos", acrescentou. "Quando quem está no poder inventa seus próprios fatos e ataca aqueles que os questionam, isso pode marcar o início do fim de uma sociedade livre".

A ex-candidata democrata, a única mulher na história dos Estados Unidos a ser indicada por um grande partido à corrida presidencial, entrou nesta universidade para mulheres focada nas artes em 1969.

Hillary comparou implicitamente Trump ao ex-presidente Richard Nixon, lembrando como ela e suas companheiras estavam "furiosas" há 48 anos pela eleição "de um homem cuja presidência terminaria eventualmente em desgraça com sua destituição por obstrução de justiça".

Ela classificou a proposta de orçamento de Trump como "um ataque de crueldade inimaginável aos mais vulneráveis" que na sua opinião "subfinancia grosseiramente" a educação pública, a saúde mental, os esforços para combater a epidemia de opiáceos e a ameaça de piora das mudanças climáticas.

A maior parte de seu discurso foi uma convocação para que as recém-graduadas se envolvam politicamente e se comprometam com suas comunidades.

"O futuro dos Estados Unidos, na verdade o futuro do mundo, depende de pessoas valentes, reflexivas como vocês que insistem na verdade e na integridade", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos