Topo

Ex-executivo da Petrobras detido no Brasil por negociação no Benim

26/05/2017 15h17

Rio de Janeiro, 26 Mai 2017 (AFP) - A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira o ex-executivo da Petrobras Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos, acusado de desvio de dinheiro na aquisição de um poço de petróleo no Benim, na África ocidental, em uma ramificação da Operação Lava Jato.

O ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, que teria atuado como cúmplice, deve se entregar às autoridades durante a tarde, declarou a PF.

"A ação policial tem como alvo principal a investigação de complexas operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benim/África, com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas ao ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa", indicou a PF em um comunicado.

Outras cinco pessoas foram detidas na operação. Todas poderiam ser acusadas de corrupção, fraude em licitações e evasão de divisas em operações realizadas por meio de contas bancárias na Suíça e nos Estados Unidos. Entre 2011 e 2014, teriam recebido mais de sete milhões de dólares.

Deste montante, US$ 5,5 milhões estavam destinados a Xavier Bastos, na época gerente da área internacional da Petrobras, e a José Augusto Ferreira dos Santos, proprietário do banco BVA, que se declarou em falência em 2014.

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima explicou em uma coletiva em Curitiba que parte desses pagamentos provavelmente era destinada a Eduardo Cunha.

Estes procedimentos são realizados em um contexto difícil do país, depois da divulgação na semana passada de uma gravação na qual o presidente Michel Temer parece dar o seu aval ao empresário Joesley Batista para comprar o silêncio de Cunha.

lg/ka/js/pr/cb/mvv

PETROBRAS - PETROLEO BRASILEIRO