Rússia disparou mísseis de cruzeiro contra o EI na Síria

Moscou, 31 Mai 2017 (AFP) - A Rússia disparou a partir de um submarino e uma fragata posicionada no Mar Mediterrâneo vários mísseis de cruzeiro do tipo Kalibr contra alvos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) perto de Palmira, na Síria, anunciou nesta quarta-feira o exército russo.

"A Rússia realizou quatro disparos de mísseis Kalibr contra o grupo terrorista EI na região de Palmira. Os alvos eram refúgios que abrigavam material pesado e combatentes procedentes de Raqa", afirma um comunicado.

"Todos os alvos foram atingidos", completa a nota oficial, antes de indicar que os governos dos Estados Unidos, Turquia e Israel foram informados com antecedência sobre os disparos realizados pela fragata "Almirante Essen" e o submarino "Krasnodar".

O último ataque russo com mísseis contra o EI havia acontecido em novembro de 2016 a partir do porta-aviões "Almirante Kuznetsov", o único da frota de Moscou, que realizou uma missão de várias semanas no Mediterrâneo.

Na terça-feira, a Rússia anunciou que a fragata "Almirante Essen" participaria em manobras no Mediterrâneo que incluíam ataques com mísseis na Síria.

A Rússia iniciou em setembro de 2015 uma grande campanha de ataques aéreos na Síria para apoiar o presidente Bashar al-Assad.

Em dezembro de 2016, as forças leais ao governo e os rebeldes anunciaram uma trégua que não se aplica ao Estado Islâmico (EI).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos