Dois mortos em explosão de carro em cidade xiita saudita

Riad, Arábia Saudita, 1 Jun 2017 (AFP) - Dois "terroristas" morreram na explosão de um veículo, nesta quinta-feira (1º), em uma cidade saudita de maioria xiita - anunciou o Ministério das Relações Exteriores, sem especificar o motivo da explosão.

De acordo com tuíte de Faisal bin Farham, assessor do chanceler saudita, "dois terroristas procurados morreram na explosão".

As autoridades sauditas usam o termo "terrorista" para se referir aos extremistas sunitas do Estado Islâmico, assim como àqueles que participam de atividades criminosas nessa província do leste do reino, de ataques contra as forças de segurança, ou protestos contra o governo.

"A explosão foi enorme", contou uma fonte da AFP por telefone, falando de Qatif, na província oriental, onde se concentra a população xiita saudita.

Este foi o mais recente incidente dessa natureza nessa localidade, palco de vários ataques do grupo Estado Islâmico (EI) nos últimos anos e onde a insatisfação dos xiitas aumenta.

Veículos de emergência foram enviados rapidamente para o local da deflagração. Os acessos foram bloqueados pela Polícia, relatou uma testemunha.

A televisão saudita Al-Arabiya disse se tratar da explosão de um carro-bomba.

Nas redes sociais, proliferaram fotos e vídeos, mostrando um veículo em chamas no meio da rua. Outras imagens exibem o que parece ser um corpo, por terra, junto ao carro.

A maioria dos xiitas sauditas vive no leste do país e se queixa de ser marginalizada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos