EUA e Vietnã assinam acordos de US$ 8 bilhões

Washington, 1 Jun 2017 (AFP) - Estados Unidos e Vietnã assinaram nesta quarta-feira acordos que alcançam oito bilhões de dólares, incluindo um grande contrato com a Vietjet, companhia aérea famosa pelas aeromoças que usam biquínis, anunciaram fontes do governo.

Os acordos foram divulgados durante uma visita do primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc à Casa Branca, em uma viagem com o objetivo de aumentar os laços comerciais depois que o presidente Donald Trump retirarou os Estados Unidos do acordo comercial Ásia-Pacífico (TTP).

Phuc é o primeiro líder do sudeste asiático a visitar a Casa Branca no governo Trump.

A Vietjet assinou um acordo de 12 anos, avaliado em 3,58 bilhões de dólares, para receber motores da CFM International, empresa conjunta da General Electric e da francesa Safran.

A empresa também assinou um acordo de um bilhão de dólares com a GE Capital Aviation Services para financiamento de aeronaves.

"Acredito que o acordo promoverá o intercâmbio comercial e econômico entre os dois países e criará milhões de empregos para ambos", disse a diretora executiva da Vietjet, Nguyen Thi Phuong Thao, a primeira e única bilionária do país comunista.

Os outros acordos, nas áreas médica, de ciência e tecnologia, acadêmica e de energia, foram anunciados no momento em que Washington privilegia os acordos bilaterais aos tratados com blocos.

Trump visitará o Vietnã em novembro para a reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

bur-tmh/jv/ssm/fa/yow/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos