Governadores de NY, Califórnia e Washington se unem pelo clima

Nova York, 1 Jun 2017 (AFP) - Os governadores democratas dos estados de Nova York, Califórnia e Washington anunciaram nesta quinta-feira a criação de uma "aliança pelo clima", após o anúncio de Donald Trump da retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

"A decisão irresponsável da Casa Branca de se retirar do Acordo de Paris sobre o clima tem repercussões devastadoras não só para os Estados Unidos, mas para nosso planeta", disse o governador de Nova York, Andrew Cuomo, em comunicado conjunto.

"Este governo está renunciando à sua liderança e ficando atrás de outros países na luta contra as mudanças climáticas", lamentou.

Nova York, Califórnia e Washington, que contam com uma população de 68 milhões de pessoas - um em cada cinco americanos - e representam um quinto do PIB nacional, estão comprometidos a cumprir a meta americana de reduzir as emissões em 26%-28% com relação aos níveis de 2005, recordaram os governadores.

Os três estados são responsáveis por pelo menos 10% das emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos.

"O presidente já tinha dito que as mudanças climáticas eram uma brincadeira, e é exatamente o contrário do que dizem todos os cientistas e a opinião [pública] mundial", disse o governador da Califórnia, Jerry Brown, no mesmo comunicado.

"Negar a realidade não é uma boa estratégia, nem para os Estados Unidos, nem para ninguém", acrescentou.

O governador do estado de Washington, Jay Inslee, disse que se unia à aliança "para que a inação de Washington enfrente uma ação de igual força de parte dos estados".

"O anúncio do presidente hoje deixa toda a responsabilidade sobre a ação climática aos estados e cidades através do país", reforçou.

A aliança visa a criar um fórum para apoiar e reforçar programas existentes contra as mudanças climáticas, promover o intercâmbio e implementar novos programas de redução de emissões de carbono em todos os setores econômicos, segundo o comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos