Conservadores de May lideram legislativas na Grã-Bretanha (boca de urna)

Londres, 8 Jun 2017 (AFP) - Os conservadores da primeira-ministra Theresa May lideram as eleições britânicas desta quinta-feira, segundo pesquisas de boca de urna, divulgadas no fechamento das seções eleitorais, mas perderam a maioria absoluta.

Segundo pesquisa compartilhada pelas emissoras BBC, Sky e ITV, os conservadores elegeram 314 deputados dos 650 (tinham 330), seguidos dos trabalhistas de Jeremy Corbyn, com 266 (229), o Partido Nacional Escocês com 34 (56) e o Partido Liberal Democrata com 14 (9).

Após a divulgação das primeiras projeções, a libra esterlina estava depreciada ante o euro às 18H15 de Brasília, com 88,06 pence por euro contra 86,90 pence na véspera por volta das 18h00 de Brasília. Também caia ante o dólar, a 1,2723 dólar por libra contra US$ 1,2962 na quarta-feira.

Se os resultados da boca de urna se confirmarem, May sofreria um revés considerável e seria obrigada a negociar para formar um governo ou acordos pontuais, enquanto o que pretendia ao antecipar as eleições era enfrentar as negociações para a saída da União Europeia com um Parlamento favorável.

Comparativamente, o líder trabalhista Jeremy Corbyn, por quem ninguém dava muito, melhoraria os resultados de seu antecessor, Ed Miliband, em 2015, e sairia muito fortalecido.

Outros grandes derrotados seriam os separatistas escoceses, que perderiam 22 deputados de 56 e veriam consideravelmente debilitada sua aspiração a um segundo referendo de independência em breve.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos