Adam West, estrela da série 'Batman', morre aos 88 anos

Los Angeles, 10 Jun 2017 (AFP) - Adam West, o ator cuja carreira de sete décadas foi definida por seu papel na série de televisão dos anos 60 "Batman," morreu aos 88 anos.

O ator faleceu na noite de sexta-feira, após "uma curta e brava batalha contra a leucemia", informou sua família em um comunicado postado na página do Facebook do ator.

West ficou famoso depois de encarnar super-herói Batman e seu alter ego Bruce Wayne na popular série de televisão que estreou em 1966. Atuou em três temporadas até o seu cancelamento em 1968.

O Batman de West tinha um estilo extravagante e uma honestidade inabalável que entretinha as crianças, com uma pitada de de sátira e humor para adultos.

A série encarnou a era kitsch, com exclamações como "POW!" e "BAM!", que apareciam escritas em balões de quadrinhos na tela.

A série deu origem a uma versão para o cinema em 1966, também estrelada por West, e que alimentou uma franquia que incluía produtos como lancheiras, "batmóveis" e bonecos dos personagens.

Depois, outros atores personificaram o super-herói, incluindo Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck.

Embora o papel tenha o levado ao estrelato, a personalidade extravagante de seu Batman tornou mais difícil sua atuação em novos papéis depois da série.

"Estive perto de conseguir papeis de destaque, que eu realmente queria interpretar, mas sempre ficava em segundo ou terceiro lugar", revelou o ator ao jornal Orange County Register em 1989.

"Alguém que estava no comando sempre dizia: 'Ei, não podemos colocar o Batman na cama com Faye Dunaway'".

Nascido no ano de 1928, em Walla Walla, Washington, William West Anderson mais tarde adotou seu nome artístico e mudou-se para Hollywood em 1959.

Teve papeis menores em programas de televisão e filmes antes de personificar o Cavaleiro das Trevas.

Também fez trabalhos de dublagem e pequenas aparições em shows televisivos após o sucesso de Batman.

Nos últimos anos, deu voz à versão animada de si mesmo como o prefeito West em "Family Guy".

"Para mim era um verdadeiro herói. Cresci o vendo como Batman e tive o privilégio de trabalhar com ele e dirigi-lo", declarou Seth Green, de "Familyy Guy", em declaração à revista Variety.

"Era generoso e sempre elegante. É muito triste pensar que o mundo já não poderá contar com o nosso querido prefeito", acrescentou.

West deixa sua esposa Marcelle, seis filhos, cinco netos e dois bisnetos.

"Não há palavras para descrever o quanto vamos sentir a falta dele", afirmou a família em comunicado. "Nós sabemos que vocês também sentirão falta dele e queremos que saibam o quanto o amor e o apoio de vocês significaram para ele ao longo dos anos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos