Merkel pede que renegociação do Nafta leve em contra empresas alemãs

México, 10 Jun 2017 (AFP) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu nesta sexta-feira que as negociações do Nafta levem em conta os interesses das mais de 1.900 empresas alemãs presentes no México, principalmente montadoras como a Volkswagen.

"Nossas empresas seguem com muito interesse a questão do tratado de livre comércio (Nafta) e isto deve considerar os interesses das empresas alemãs", disse Merkel em entrevista coletiva ao lado do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

A chanceler alemã realiza uma visita ao México baseada em uma agenda comercial envolvendo a negociação de um Acordo Global com a União Europeia (UE), que esperam concluir antes do final de 2017.

"Este Acordo Global tem uma parte de livre comércio, mas também tem uma cooperação política em um sentido muito amplo (...). Acreditamos que isto sairá o mais rápido possível, para que possamos conclui-lo antes do final do ano", declarou Merkel.

México, Estados Unidos e Canadá se aprontam para iniciar, em meados de agosto, uma renegociação do Nafta, a pedido do presidente americano, Donald Trump, com quem tanto Merkel como Peña Nieto têm uma difícil relação.

Na reunião desta sexta-feira, os dois líderes reafirmaram seu compromisso com o livre comércio, direitos humanos e meio ambiente, temas que serão abordados durante a cúpula do G20 em Hamburgo.

"Sua visita ocorre em um momento crucial para um mundo no qual é extremamente importante defender valores que compartilhamos, como democracia, livre comércio, defesa do meio ambiente e direitos humanos", destacou Peña Nieto.

Merkel e Peña Nieto também conversaram sobre o problema da violência ligada ao narcotráfico que abala o México, e a chanceler alemã manifestou a disposição da Alemanha de colaborar neste desafio.

jg-sem/jhb/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos